quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Lingua Portuguesa

Gostava de deixar um reparo acerca da evolução da nossa lingua mãe! Com o passar dos séculos a lingua (escrita e falada) foi evoluindo,por vezes seguindo por um caminho retrógada, mas evoluindo conforme a necessidade e a própria vontade e desleixo do Português! Não sei porque é que alguem tem o poder de alterar algo como a lingua, mas gostava de deixar uma sugestão... Acho que todos deveriamos sugerir mudanças que nos pareçam benéficas e mais práticas,sem descurar o bom senso gramatical e o respeito por quem começou com a lingua (porque, mesmo que fosssem milhares de pessoas, não deve ser nada fácil começar com um dialecto)...

A minha primeira sugestão prende-se com o uso de "K" nas palavras... Todos sabemos que esse "K" entra na linguagem virtual e não só de pelo menos 90% da população menor e pós adolescente deste páis! O "K", palavra usada em vários outros dialectos, é uma palavra vistosa, com impacto,´por isso é que concordo como seu uso, mas apenas em casos restritos! Sabe-se que a força duma lingua é derivada, na maior parte dos casos, pelo impacto das letras e das palavras!

Sugiro que se aplique a letra "K" quando existem palavras como "acontece" "ocupar" "acanhar" ou seja, quando a letra "c" está no meio de duas vogais!
Evidentemento que nas palavras tipo "acesso" ou "acima" não se utliza o "K" pois o "C" diz-se "S"... Mas ao alterar os "C" por "K" pouparia muita confusão em relação aos "c" entre vogais... o "C" deixava de se pronunciar "K" e passava a ser sempre pronunciado como "S"... espero que entendam o que estou a dizer...

Em nenhum outro caso concordo com a sua utilização! Akontece, Okupar, Akanhar, são palavras que ganham outro impacto com a inserção do "K"...

Acho que nunca deve substituir o "Que", isso acho um erro tremendo! (claro que nas SMS's u uso facilita bastante pois poupa tempo e espaço)

Caio várias vezes no erro de o usar impropriamente (segundo a minha teoria, obviamente) mas tentarei melhorar a minha escrita pois acho que a lingua foi assassinada de mais...

Ponham as vossas sugestões, ou discutam a minha teoria, provem que eu não tenho razão, mas mexam-se, vamos todos pôr os neurónios a trabalhar pois a idade avança e as células desvanecem-se...

0 mangueiradas na patareca: